03 julho 2020

E a indústria automotiva tradicional dormiu no ponto...

O artigo abaixo, escrito pelo Dr. Peter Mertens, ex-Head de P&D da Audi (ex-membro dos conselhos de Audi, VW, Land Rover e Volvo), em forma de desabafo, relata de forma contundente como a indústria automotiva tradicional foi ultrapassada por uma empresa de software (a Tesla), deixou de ser líder mundial e ainda luta para tentar recuperar o terreno. As notícias veiculadas recentemente, de que a Tesla ultrapassou todas as outras em valor de mercado, só vem a confirmar isso.

O texto trás muitas lições importantes. Entre elas, o que me chamou a atenção:

- Estamos na era da tecnologia da informação e qualquer produto por melhor que seja precisa estar integrado e conectado. A inteligência do sistema, o software, é o centro a partir do qual as características do produto se desdobram, permitindo assim atualizações e melhorias. Elon Musk, com a Tesla, criou uma arquitetura totalmente nova para seus veículos, permitindo updates e melhorias de desempenho através do download de atualizações que, como num passe de mágica, melhoram a performance ou adicionam funcionalidades ao produto. Criou assim uma ponte entre usuário e fabricante, através da qual fluem dados do perfil de uso do produto em uma direção e melhoria de funcionalidades na outra. E o "asset" mais valioso atualmente é justamente esse: nosso perfil de comportamento.

- Com a crescente "terceirização" do desenvolvimento de praticamente todos os sub-sistemas para fornecedores TIER1, as indústrias automobilísticas perderam as rédeas do próprio produto. É um exemplo de má gestão do conhecimento da própria empresa. Apesar de essa política ter trazido reduções de custo significativas ao longo dos anos, as marcas foram gradativamente perdendo a capacidade de se reinventar, de inovar de forma disruptiva, pois cada fornecedor precisa fazer exatamente o que a matriz solicita. Integrar sistemas concebidos por dezenas e até centenas de fornecedores em separado é uma desafio gigantesco. A consequência é que mesmo após 10 anos tentando recuperar terreno em relação à Tesla, os concorrente estão hoje no nível em que ela estava em 2012. 

- Como a formação básica original dos gestores influencia nas suas visões para o negócio e nas decisões que são tomadas no direcionamento de companias baseadas em tecnologia.

Como alcançar o sucesso sem entender o desafio?

"Dormimos (…) vai ser sangrento!"







No Brasil estamos bem distantes das pequenas grandes revoluções que a Tesla tem trazido ao mundo automotivo. Para um melhor entendimento, o artigo abaixo, da Forbes, resume bem a questão e corrobora as afirmações do Dr. Mertens acima.


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