28 setembro 2011

Vídeo: fábrica de facas na Alemanha


Esta fábrica fica em Solingen, Alemanha, tradicionalmente conhecida pela tradição centenária de fabricação de facas e espadas. A fábrica mostrada abaixo é a Zwilling J. A. Henckels.

A Zwilling J. A. Henckels existe desde 1731, sendo uma das marcas mais tradicionais do mundo! A empresa tem uma página em português com muitas informações, inclusive sua história, AQUI.

A matéria-prima entra na fábrica em forma de bobina, que é então cortada em blanks individuais. Apesar do alto grau de automação, se passam três semanas desde o início da produção até a saída da faca pronta. São facas de alta qualidade, e o vídeo provavelmente não mostra algumas etapas confidenciais. A começar pela liga de aço inoxidável utilizada, que é um segredo da empresa.

As facas passam por processos especiais de tratamento térmico, tanto a baixíssimas quanto a altas temperaturas, com objetivo de conferir resistência a corrosão e tenacidade. Após o tratamento térmico qualquer distorção causada pelo calor é eliminada por um especialista, manualmente, com o uso de um martelo especial. Cada faca é inspecionada individualmente. Esse controle de qualidade não é possível ser feito por máquinas. 

Após isso os robôs assumem novamente, em etapas de retífica e polimento automatizado. O polimento e afiação final são feitos manualmente de novo, e a faca então é embalada e vai parar na cozinha de alguém.

Fonte: http://www.popsci.com/technology/article/2011-09/how-chefs-knife-made

Um comentário:

  1. Nós da Polynike Industria e Comércio Ltda, somos fabricante de discos e massas para polimento de metais.
    Estamos encaminhando este email para colocar-nos à disposição de V.Sa.
    Fornecemos para as principais empresas do Brasil, como a Yamaha, Honda, Panex, Pado, Grupo Seb, diversas cutelarias artesanais, entre outras.
    A resina abrasivada que utilizamos, é por nós produzida, e, com isso, conseguimos fabricar o disco ideal a cada peça a ser rebarbada,polida ou lustrada, o que consagrou os produtos Polynike como os de melhor custo/beneficio do Brasil. .
    Se pudermos ser úteis em algo que reduza seus processos na fabricação, bem como seus custos, conte conosco.
    Por favor, visite nosite site e conheça nossos produtos.
    Se for possível, nos indique aos seus Amigos cuteleiros como fornecedor alternativo.
    Agradeçemos a gentileza da sua atenção.
    Fraternalmente.

    Maura Marcis
    Diretora Comercial

    WWW.POLYNIKE.COM.BR

    (15) 3281-4623 e 3281-5295

    ResponderExcluir