13 maio 2016

Qual é o metal mais dúctil que existe? Resposta: o Ouro! (com vídeo)

Nenhum outro metal ou mineral pode competir com o ouro, o mais maleável dos metais!



A sua beleza, valor e muitas outras qualidades únicas fazem do ouro o material escolhido para muitas indústrias. A maior parte - cerca de 78% - é transformado em jóias. Outras indústrias, a maioria eletrônicas, médicas e dentárias, usam 12%. Os 10% restantes é usado em transações financeiras.

Ouro é usado como contato metálico na indústria eletrônica, já que é bom condutor de eletricidade e calor. Cobre e prata são melhores condutores, porém ouro não oxida, mantendo as propriedades condutoras por mais tempo.

Ouro é extremamente dúctil! Pode ser trefilado até diâmetros extremamente pequenos. Trinta gramas de ouro (equivalente a uma onça, ver imagem abaixo) pode ser trefilado em um fio finíssimo com 80 km de comprimento, e 5 micrômetros, ou 5 milionésimos de metro, de diâmetro, sem romper!
Uma onça (28,3495 gramas) de ouro




Ouro é altamente refletivo. Os visores de astronautas recebem um revestimento de ouro tão fino (0.00005 millímetros) que é praticamente transparente. Os astronautas podem ver através dele, mas mesmo sendo tão fino o revestimento reduz a intensidade da luz e do calor provenientes do sol.

Ouro é bonito. Joalheiros moldam-no de várias maneiras graças à sua ductilidade.

Ouro pode ser laminado em folhas de espessura extremamente fina. A fabricação de folhas de ouro é uma técnica milenar. A técnica anciã de fabricação de folhas de ouro pode ser vista no vídeo abaixo, onde as lâminas atingem 0,0001 mm de espessura. A partir de uma onça de ouro pode-se fabricar uma folha com aproximadamente 28 metros quadrados de área, o que equivale a um quadrado 5 x 5 metros! As folhas são usadas tradicionalmente na decoração de objetos de arte e até paredes de interiores.





Fontes:
American Museum of Natural History
SPLOID

05 maio 2016

Arcelor lança em 2016 novo aço para presshardening com 2000MPa

A ArcelorMIttal apresentou na área de exposições da conferencia EuroCarBody 2015, em outubro, na cidade de Bad Nauheim, Alemanha, o novo aço revestido para estampagem a quente (presshardening, PHS) Usibor® 2000 AlSi.

O material permite um avanço ainda maior no quesito redução de massa dos veículos, oferecendo ainda proteção contra a corrosão. Graças a um design metalúrgico inovador o material combina uma resistência acima de 1800 MPa das peças finais com uma excelente resistência à fragilização por hidrogenio e ductibilidade em colisões, quando comparado com o Usibor 1500 AlSi.

Espera-se que o novo material permita uma nova redução de no mínimo 10% na massa do BIW (Body in White). O aço deve ser lançado oficialmente no congress Materials in CarBody Engineering em 2016.


Coluna B fabricada com Usibor 2000 e Ductibor 1000




Exemplo de aplicação: Coluna B