Aconteceu na semana passada mais uma edição do mais importante evento sobre estruturas automotivas do mundo, em Bad Nauheim (pertinho de Frankfurt), Alemanha.
Link para o sítio do Eurocarbody2015
No evento foi possível testemunhar o "State Of The Art" em engenharia de carrocerias. Foram apresentados os BIW (Body In White) dos seguintes automóveis:
|
Carros em exposição na frente do local do evento em Bad Nauheim |
- Cadillac CT6 - General Motors Corporation, EUA
- Renault Espace - Renault-Nissan Alliance, França
- Mercedes-AMG GT - Mercedes-AMG GmBH, Alemanha
- BMW 7er - BMW Group, Alemanha
- Opel Astra - Adam Opel, Alemanha
- Jaguar XF - Jaguar Land Rover Ltd, Reino Unido
- Mazda MX5 - Mazda Motor Corp., Japão
- Ford F150 - Ford Motor Company, EUA
- Audi Q7 - Audi AG, Alemanha
Durante os três dias do evento foi possível admirar ao vivo os veículos acima e os BIW também! Especialistas do mundo inteiro se apertaram para documentar cada detalhe das estruturas que estavam em exposição no saguão do evento.
Ficou claro através das apresentações que os BIW do futuro fazem uso de uma grande variedade de materiais (e a guerra entre aço e alumínio continua), sendo os principais:
- Aço comum (mild steel): vêm perdendo lugar gradativamente para materiais de maior resistência, pelos motivos já conhecidos: necessidade de aumentar segurança e reduzir massa com consequente redução das emissões.
- Aços de alta e ultra alta resistência (HSS, AHSS, UHSS) conformados a frio: leve crescimento do uso, porém aparentemente estabilizado o percentual por conta das dificuldades de conformar a frio na medida que a resistência aumenta.
- Aço para Presshardening: crescimento significativo. Continua sendo a melhor alternativa para aumentar a resistência ao crash sem aumento de peso da estrutura.
- Alumínio: grande presença, porém restrita a carros do segmento de luxo devido ao custo mais elevado. Diversas ligas sendo aplicadas de acordo com a necessidade, 6xxx para painéis, 5xxx para estruturas, 7xxx em casos especiais. Destaque para a F150 da Ford, primeira Pick-Up totalmente em Al (mas chassis ainda em aço..), onde foi possível uma redução significativa na massa. O problema do custo alto foi resolvido aparentemente com um acordo entre os fornecedores de Al e a Ford americana, garantindo um preço máximo para o aluminio.
- Fibra de carbono: presente no BMW, é claro, com o slogan "Carbon Core". Ainda um material exótico, começa a marcar presença em alguns pontos da estrutura da série 7.
- Magnésio: pouco presente, ainda exótico.
- Plástico: pouco presente com exceção da porta traseira da Renault Espace, todo feito em termoplástico.
O que ficou claro: o desafio tem sido desenvolver processos de união que sejam capazes de juntar materiais diferentes de forma confiável. Destaques para processo de rebitagem por fricção desenvolvido pela Audi e união por FSW usado pela Mazda.
Algumas fotos do evento:
Renault Espace:
|
Renault Espace: aparentemente não virá para o Brasil, já que a Renault tem se mostrado fiel à estratégia de comercializar somente modelos da marca Dacia, da Romênia, aqui em nosso país (ex.: Sander, Duster, Logan). |
|
Body in White do Renault Espace: chassis de aço com amplo uso de aços AHSS e PHS. |
|
Porta traseira em plástico do Renault Espace: destoa um pouco do resto, mas foi uma solução para reduzir peso. Feito de chapa seria muito mais pesado? |
Mercedes-AMG:
|
Esportivo Mercedez-AMG: AMG não é mais uma empresa de "Tuning". Eles transformam o carro totalmente, do motor à estrutura. |
|
BIW totalmente em alumínio. Amplo uso de Al extrudado. |
BMW série 7:
|
BMW 7 "Carbon Core" |
|
Detalhe da coluna B com "patch" de fibra de carbono. |
|
Coluna A que atravessa a estrutura de fora a fora, formando um sanduíche com as peças de chapa. |
|
Túnel central em fibra de carbono, PHS nas portas, detalhes em alumínio e aço. Uma verdadeira salada de materiais. |
Audi Q7:
|
Audi Q7 SUV |
|
BIW em aluminio por fora. Partes mais importantes da estrutura em aço. Destaque para técnica de rebitagem de diferentes materiais por fricção rotativa. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário