O que é Conformação?

 CONFORMAÇÃO é um dos processos de fabricação mais importantes que existem. Ao lado de processos como usinagem, soldagem, fundição e muitos outros, os processos de conformação estão presentes na grande maioria dos bens de consumo disponíveis atualmente.

É interessante, para entender o que se define como conformação, dar uma olhada nos outros processos existentes. A norma DIN8580 trata também da classificação dos processos de manufatura.


Figura 3: Classificação dos processos de manufatura segundo a DIN8580

A DIN8580 divide os processos em três subgrupos:

1. Criação de forma: são aqueles onde a maioria dos detalhes geométricos são gerados diretamente a partir do metal em estado líquido ou pastoso através de um molde. Exemplos: fundição, injeção, sinterização.
2. Modificação de forma: neste caso, uma quantidade de matéria-prima em estado sólido é transformada geometricamente para a obtenção da forma desejada. Estes por sua vez se dividem em mais três tipos:
  • Volume constante: a geometria desejada é obtida somente pela mudança a forma da matéria-prima,sendo o aproveitamento do material aproximadamente 100%. Exemplos: Os Processos de Conformação! Conforme escrito na definição, a massa original continua a mesma, havendo somente mudança da forma. Aqui não ocorre remoção de cavaco.
  • Redução do volume: são os processos onde há remoção de cavaco, como usinagem, fresamento, furação. A primeira foto da Figura 2 mostra um exemplo de peca fabricada por usinagem, e o cavaco retirado da peca durante a fabricação.
  • Aumento do volume: são os processos de união, onde partes individuais devem ser unidas para formar-se a peca desejada. Exemplos: soldagem, colagem.
 3. Modificação de propriedades: neste caso a forma não muda, o processo somente confere alguma propriedade ao material, como dureza ou resistência ao desgaste. Exemplos: temperas, cementação, nitretação, etc.


Na conformação a geometria da matéria-prima, na maioria das vezes ligas de aço, é modificada de forma controlada por meio de ferramentas, e frequentemente em várias etapas, até atingir a geometria final desejada à sua aplicação.

Figura 1: Clique na imagem para ver um exemplo de uma peça sendo conformada (simulação de processo). Fonte: Brockhouse.co.uk


Como a forma final é obtida por deformações plásticas a partir da geometria inicial da matéria-prima, o aproveitamento de material é excelente, beirando os 100%.

Figura 2: Fabricação de um componente por usinagem (acima) e conformação (abaixo). Na usinagem necessita-se de 195 g de aço, na conformação 76 g são suficientes.

Mas não só a geometria pode ser modificada. A superfície da peça também pode ser melhorada por meio da conformação, assim como as propriedades mecânicas. Principalmente a melhoria das propriedades mecânicas que ocorre após a conformação faz deste um dos mais importantes que existem.


Uma definição precisa do que é conformação é dada pela DIN8580:

Por Conformação entende-se a alteração controlada

         - da forma,
         - da superfície e
         - das propriedades do material.

de um determinado corpo, mantendo-se porém sua massa e sua composição química originais.

Processos de conformação podem ser classificados de várias formas. Uma das mais conhecidas é a  classificação quanto à matéria-prima utilizada:

Exemplo de conformação massiva: ponta de eixo automotivo
  • Conformacao massiva: parte de uma forma sólida, com as três dimensoes espaciais de grandeza aproximada. Exemplo mais conhecido: forjamento.



Exemplo de conformação de chapas: uma pia de cozinha
  •  Conformação de chapas: parte de um laminado plano, ou seja, de uma chapa laminada onde uma das dimensões espaciais é muito menor do que as outras duas.





4 comentários:

  1. João.
    Parabéns pelo seu Blog. Tecnologia e curiosidades úteis.
    Prof. Luiz Soares - UFC

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por seu BLOG João!

    Sds! (https://conaenge.com.br)

    ResponderExcluir